Um Ministério que interessa verdadeiramente pelo crescimento espiritual das crianças. "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Pv. 22:6
domingo, 30 de janeiro de 2011
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Tema: A torre de Babel
1-Versículo para Memorizar: O orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado. Pv 29:23
2- Objetivo: Ensinar a criança que orgulho é pecado, que tudo que temos e somos vêm de Deus!
( orgulho=pessoa que se acha a melhor e despreza as outras pessoas).
3- Quebra-Gelo: Qual é a sua habilidade? Habilidade é saber fazer algo muito bem! Por exemplo, cozinhar, fazer cartazes, pintar, tocar, cantar, contar histórias, etc. Então o que você sabe fazer muito bem feito?
4- Leitura da Bíblia: Gênesis 11:1-9
5- Mensagem: Depois do dilúvio, as famílias cresceram e encheram a terra. Naquele tempo todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras.
Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando.
Um dia disseram uns aos outros: — Vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados! Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro.
Aí disseram: — Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.
Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo.
O SENHOR disse assim: — Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem.
Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo.
Assim, o SENHOR os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o SENHOR atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.
6- Aplicação: Que interessante foi o que Deus fez com aquele povo, trocou a língua deles para que eles vissem que sem Deus eles não são nada. Aquele povo era um povo orgulhoso, achava que não precisava de Deus. Por causa do seu orgulho foi humilhado por Deus. Por isso devemos sondar o nosso coração, sermos humildes, isto agrada o coração do Pai. Alguma vez você já se sentiu muito importante, o “bonzão?” Achou que os outros dependiam de você em alguma tarefa ou atividade da escola, e que se você não tivesse lá, nada sairia bom? Que não existe ninguém que jogue tão bem quanto você? Pois bem, tudo isso é orgulho, e é pecado! Tudo o que você tem, tudo o que você sabe fazer, por exemplo, fazer um bolo gostoso, desenhar muito bem, ser o melhor jogador de futebol, seus dons e habilidades, vêm de Deus A sua inteligência em matemática, a facilidade em realizar uma atividade, você simplesmente é o que é, por causa do Senhor Jesus, então agradeça a Ele por tudo que você tem, seja HUMILDE!
ATIVIDADE:
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
É na infância que uma criança adquire hábitos para a vida. Se seu filho tiver o hábito de vir a escola dominical, ele criará a prática saudável de vir a Casa de Deus, de querer estudar a Palavra, de ter comunhão com os coleguinhas. A escola dominical é um lugar onde seu filho pode ouvir a Palavra de Deus numa linguagem apropriada, fazer perguntas, aprender e praticar os princípios bíblicos de comportamento e de convívio social.“Ensina a criança no caminho em que ela deve andar e quando for velha, não se desviará dele”.
Frequentando Escola Dominical seu filho terá uma fé sólida, baseada na Palavra de Deus e não será enganado por qualquer heresia ou vento de doutrina. Um estudo bíblico regular pode fazer a criança encarar o mundo e a vida de uma forma diferente da apresentada pela te-levisão ou por coleguinhas da escola. Os valores cristãos de comportamento são aplicados no dia a dia das crianças através dos exemplos práticos ensinados nas aulas da escola dominical. Mostrar como uma criança que ama a Deus deve se comportar no nosso mundo mau e corrompido, é um dos objetivos da escola dominical. Na escola dominical, seu filho é chamado pelo nome, faz amizades saudáveis que podem durar por toda a vida e vivencia um ambiente permeado do amor de Deus.
Vale a pena chegar às 9 horas no domingo para proporcionar ao seu filho uma experiência marcante e que fará a diferença na base da sua vida espiritual.
Aguardamos vocês!
Coordenação do Ministério Infantil Geração Futuro da IPC
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
domingo, 9 de janeiro de 2011
Dorcas amava muito a Jesus. Ela era uma costureira. Costurava roupas lindas. Dorcas viu umas criancinhas com roupas velhas, velhas. Viu as mães das criancinhas com roupa toda remendada e disse: - “Vou costurar roupas novas para vocês!”Dorcas costurou uma porção de roupas bonitas. Deu-as para as criancinhas e para suas mamães.- “Muito obrigado pelas roupas!” – Disseram as criançasTodos na igreja amavam a boa costureira.
Mas, um dia, que tristeza! Dorcas adoeceu e morreu.
As pessoas choravam muito vendo sua amiga morta.
Alguém lembrou:
- “Pedro, o discípulo de Jesus, está numa cidade aqui perto. ElePode vir e nos animar e nos consolar com orações. Vamos Chamá-lo!”Dois homens foram depressa chamar Pedro.
Quando Pedro chegou, as mulheres, chorando, mostraram-lhe as roupas queDorcas lhes tinha dado. Falaram de como ela era bondosa e amada por todos.
Pedro pediu:
- “Deixem-me sozinho aqui no quarto, ao lado do corpo de Dorcas.”
As pessoas saíram. Pedro ficou só.
Ele orou e pediu que Deus fizesse Dorcas viver de novo.
E Deus ouviu a oração de Pedro.
Dorcas voltou a viver.
Pedro a levou e a mostrou viva às pessoas. Foi uma alegria imensa.
A boa amiga Dorcas estava com elas outra vez.
APLICAÇÃO
Dorcas era seguidora do Senhor Jesus e gostava de ajudar as pessoas. Ela fazia isso por amor a Jesus. Enquanto Jesus viveu nesse mundo, Ele procurou fazer o bem e ajudar as pessoas que precisavam dEle.
Como Dorcas, você pode ser um imitador de Jesus e ajudar aos que necessitam por amor a Ele.
O versículo para decorar diz que não nos cansemos de fazer o bem. Pois fazendo assim, estaremos demonstrando o amor que temos por Jesus e através de nossas atitudes, estaremos fazendo o nome dEle conhecido e as pessoas irão glorificar o nome dEle.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Este é o Zé Coração.
Vocês sabem por que ele tem esse nome?
É porque o seu rosto tem o formato de coração.
Ele é um menino mal humorado, por isso, não tem amigos.
Ele tem olhos tristes.
Seus olhos só vêem o defeito dos seus colegas. Ele não acha nada bonito.
Para ele, o mundo e a vida são horríveis. Ele não se alegra com nada. Qualquer coisa é motivo de choro.
Seus ouvidos são tristes.
Ele só gosta de ouvir piadas picantes, indecentes, zombarias e palavrões.
Da sua boca, só saem palavrões, mentiras...
Ele fala mal de todos, põe defeito nos colegas... ele é malcriado, responde com desrespeito aos professores, às autoridades. Ele não respeita ninguém.
Tic-tac, tic-tac!
Ele não tem tempo para ajudar aos outros. Além disso, ele também só chega atrasado nas aulas.
Seus pés, como todo o seu corpo, também é triste. Eles vão a lugares que não agradam a Deus. Eles costumam ser usados para fazer os colegas tropeçarem e para praticarem coisas más.
E suas mãos? Delas também só sai tristeza. Zé as usa para roubar coisas de seus colegas, como lápis, dinheiro, caneta e borracha. Os professores já não sabem o que fazer com ele.
Embora já tenha sido expulso de várias aulas e já tenha freqüentado muitas escolas, Zé Coração não se corrigiu.
Um dia, apareceu em sua escola, um menino chamado Beto.
Beto era um menino feliz e ao contrário de Zé Coração, gostava de fazer amizades.
Por ser muito simpático, Beto logo conquistou a amizade de Zé. E, num instante, Beto já estava falando de Jesus e do amor de Deus para o Zé. Ele até mostrou um versículo na Bíblia, que dizia:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Beto mostrou a Zé Coração, que o amor de Deus por ele e por toda a humanidade havia sido tão grande, que Ele enviou Seu único filho, Jesus Cristo, para morrer numa cruz pelos nossos pecados, nossos erros. E aquele que crer no sacrifício de Jesus não apenas terá vida eterna, mas terá também uma vida com objetivos, uma vida mais feliz.
Zé Coração sentiu o amor de Deus por ele, reconheceu as coisas erradas que fazia, e ele resolveu entregar sua vida a Jesus Cristo, pedindo-lhe para mudar, totalmente, o seu modo de ser.
E Jesus ouviu o pedido de Zé, transformando sua vida. Agora, ele é um menino feliz.
Tic-tac, tic-tac. Agora, Zé Coração tem tempo para ajudar aos outros.
Além disso, ele passou a chegar cedo na escola.
Os seus olhos, agora, enxergam o mundo lindo que Deus criou. Zé, agora, sabe ver as qualidades dos outros.
Ele também gosta de ouvir só coisas boas. Os seus ouvidos estão sempre alegres.
Os seus pés passaram a andar só em lugares que agradam a Deus. Eles também são alegres.
As suas mãos, agora, vivem dispostas a ajudar os outros. E ele já não tira mais nada dos outros. Suas mãos são alegres.
Quanto à sua boca, dela, hoje, só saem palavras agradáveis, de estímulo e companheirismo.
Hoje, todos notam a transformação que Jesus fez na vida de Zé. Seus colegas e professores tornaram-se seus amigos e Zé, passou a ter, agora, uma vida repleta de sentido, uma vida cheia de razão, feliz.
“Entregue sua vida a Jesus e tenha uma vida transformada, como a vida de Zé Coração.”
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
sábado, 1 de janeiro de 2011
Um jeito bacana de aprender arte e brincar. Este é um jogo-da-velha de insetos com massinha de biscuit
Olha que jeito bacana de aprender arte e brincar. Este é um jogo-da-velha de insetos com massinha de biscuit.
Material
- 2 xícaras de amido de milho
- 2 xícaras de cola branca
- 2 colheres (sopa) de vaselina líqüida
- Suco de ½ limão
- 2 colheres (sopa-rasas) de creme para as mãos - sem silicone e não gorduroso
- Tinta para tecido colorida
- 2 folhas coloridas de E.V.A.
- Tesoura
- Espátula
- Papel-filme
PASSO A PASSO
1. Misture a vaselina, a cola e o amido em uma vasilha que possa ser colocada no microondas. Acrescente o suco de limão. Mexa bem até formar uma pasta homogênea. Um adulto precisa levar a vasilha ao microondas por três minutos, em potência alta, e mexer a cada minuto. O ponto certo é quando ela estiver ressecada por cima e mole por baixo.
2. O adulto tem de passar creme nas mãos e na base em que for sovar a massa. Amasse até ela adquirir consistência. Embrulhe-a em papel-filme e deixe esfriar. Se a massa ficar exposta sem a proteção do filme, ela resseca toda.
3. Separe a massa em pedaços. Coloque um pouco de tinta em uma parte para colorir e amasse. Depois, embrulhe no papel-filme de novo.
4. O corpinho da borboleta é um rolinho com uma das pontas levemente amassada (para marcar a cabeça). As asinhas são duas massas em formato de coxinha - uma maior e outra menor. Depois coloque as bolas brancas. Faça cinco opções e espere secar por 2horas.
5. Para a abelha, faça uma bola para a cabeça, o corpinho em formato de rolo e duas tirinhas bem fininhas na cor preta. As asas são duas coxinhas amassadas - é preciso tingir a massa com tinta branca, senão pode ficar transparente. Faça cinco opções e espere secar por 24 horas.
6. Corte nove quadrados de E.V.A. azul de 5 cm de lado. A base do jogo da velha mede 20 cm em todos os lados. Cole os quadrados com cola branca. Aí é só jogar.
Ensinamos apenas um exemplo. Você pode fazer quantas formas quiser! Para jogar, cada participante deve tentar preencher as colunas com suas peças e pode ser na diagonal, horizontal ou vertical .
Estes clips são fáceis e ficam um charme só...
Para fazer basta recortar um papel bem colorido que seja mais duro (usar o risco do molde abaixo), depois de recortado basta furar o papel com a ponta do clips e colocá-lo como na imagem.
Você também poderá usar sua criatividade e criar outras imagens